AÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo realiza ações, trabalhos e pesquisas durante a grave Pandemia COVID 19, que atinge o mundo inteiro. Nesse sentido, solicitamos que sejam divulgadas nesse veículo. Esperamos que essa divulgação junte – se a outras e fortaleçam o trabalho cotidiano desenvolvido por funcionários, professores, pesquisadores e alunos. Esses projetos buscam contribuir para a superação da calamidade que vivemos. Estamos a disposição para maiores detalhes.
1. Na produção de Álcool em gel e álcool 70 para atender parte da demanda do Hospital Universitário – USP e Moradia Estudantil – CRUSP.

2. Disponibilização de outros antissépticos (base não alcoólica) para higienização.
3. Fornecimento, via doações, de cestas básicas e kits de limpeza para comunidades, estudantes e trabalhadores em situação de vulnerabilidade sócio econômica.

4.Confecção e doação de máscaras de pano.
5.Criação e produção de matérias informativas sobre a “Pandemia da COVID 19”, abordando temas como prevenção, cuidados com higiene, alimentação e os perigos da automedicação.

6. Desenvolvimento de pesquisas na busca de novos medicamentos para tratamento da COVID 19 e sobre o reposicionamento de medicamentos já utilizados para outras doenças como é o caso da cloroquina e hidroxicloroquina.
7. Participação nos estudos e desenvolvimento de vacinas contra o novo corona vírus.
8. Participação, juntamente com o laboratório clínico do HU – USP, na rede de laboratórios credenciados para realização dos testes moleculares de detecção do novo corona vírus.

9. Pesquisas sobre as eventuais correlações entre a presença de doenças e a maior gravidade da Covid 19.
10. Desenvolvimento de ferramentas computacionais para vigilância e monitoramento de pandemias, tanto no Brasil como na América Latina.
11. Aplicação da bioinformática para aprofundar os estudos sobre a epidemiologia e fisiopatologia da Covid 19 e desenvolvimento de algorítmicos que possibilitem a previsão do diagnóstico e grau da evolução da doença
Para maiores informações acessar APOIE FCF – COVID-19.