Divisão de Laboratório Clínico do HU/USP realiza testes da COVID 19

O Hospital Universitário da USP, por meio de sua Divisão de Laboratório Clínico, passa a fazer diagnóstico da COVID 19 por RT-PCR.

O Laboratório Clínico foi credenciado junto ao Instituto Adolfo Lutz, tendo sua habilitação publicada no Diário Oficial de São Paulo, em 11/03/2020. O HU, por meio da Divisão de Laboratório Clínico, esta designada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a Plataforma Científica Pasteur USP (PCPU) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia fazem parte da “Rede USP para o Diagnóstico da COVID-19” (RUDIC), campus Butantã. Assim, o HU passa a ter papel central dentro da “Rede USP para diagnóstico da COVID 19”.

“O Laboratório está preparado para atender essa demanda. Tem profissionais altamente qualificados e apesar da racionalização de uso, os EPIs, (equipamentos de proteção individual), que protegem tanto o paciente quanto quem coleta os exames, estão disponíveis. Possuímos uma estrutura montada que garante a qualidade na execução dos exames. Destaco que nosso Laboratório possui certificações de qualidade nacionais e internacionais, dentre elas PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) e ISSO (International Organization for Standardization). Assim, para atender essa nova realidade e atender a todos a contento, o hospital criou uma entrada separada para os pacientes com suspeita de COVID-19. Outra entrada é apenas para os pacientes com outras moléstias, que chegam para atendimento ambulatorial ou emergencial, a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação”, comenta o Prof. Dr. Ricardo Ambrósio Fock, Chefe Técnico de Divisão de Laboratório Clínico, do HU/USP.

Essa nova atribuição é diretamente apoiada pela Superintendência do HU, Prof. Dr. Paulo Francisco Ramos Margarido, e conta com a contribuição direta do ICB (Instituto de Ciências Biomédicas), por meio do Prof. Dr. Edison Luiz Durigon, da Plataforma Pasteur, por meio de sua coordenadora Paola Minoprio e pela colaboração e apoio irrestrito da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, através de sua diretora Primavera Borelli.

“Dessa forma, contribuímos para que diminua a subnotificação de casos, uma grande preocupação no momento”, conclui Fock.

Funcionárias Lilian Ferri Passadore e Célia de Miranda Nunes Pinez, no Laboratório Clínico do HU. – Foto Sueli Pansica