Desde a descoberta dos nutrientes essenciais e da associação entre os hábitos alimentares e a incidência de doenças crônicas, o papel da dieta como parte do estilo de vida que impacta a saúde dos indivíduos tem sido alvo de intensa pesquisa. Recentemente, avanços tecnológicos propiciaram o desenvolvimento da genômica e metabolômica, as quais abriram novas perspectivas para análise da relação entre nutrição, metabolismo e saúde. O simpósio “Metabolic Determinants of Health and Disease – Novel Opportunities for Prevention” irá reunir pesquisadores do estado de São Paulo e da Alemanha que se dedicam ao estudo da relação entre dieta e metabolismo.
Data: 24 e 25 de novembro de 2022 Os dois dias de simpósio receberão palestras em três temas principais: metabolismo, imunometabolismo e componentes bioativos de alimentos. Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e outros pesquisadores estão convidados a apresentarem seus trabalhos na forma de painéis e apresentações orais.
Local: Universidade de São Paulo, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
– Alicia Kowaltowski – Instituto de Química, Universidade de São Paulo. – Bruno Gualano – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. – Dirce Marchioni – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. – Julio César Batista Ferreira – Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo. – Jarlei Fiamoncini – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. – João Paulo Fabi – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo.
– Maria Fernanda Cury-Boaventura – Universidade Cruzeiro do Sul. – Neuza M. Hassimoto – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. – Renata Gorjão– Universidade Cruzeiro do Sul.
– Berthold Koletzko – Ludwig-Maximillian University, Munique. O Prof. Koletzko é um pesquisador altamente reconhecido na área de nutrição infantil. Como pediatra, trabalha e pesquisa na área de erros inatos do metabolismo há várias décadas.
– Gabriele Kastenmüller – Helmholz Center, Munique. A Dra. Kastenmüller é a diretora do Instituto de Bioinformática e Biologia dos Sistemas do Helmholtz Center em Munique, atuando nas áreas de metabolômica e bioinformática.
– Karsten Hiller (Technical University Braunschweig, Brunsvique). O Prof. Hiller atua na área de imunometabolismo e metabolômica, com grandes contribuições na área de fluxômica. É o diretor do Instituto de Bioquímica, Biotecnologia e Bioinformática e professor de bioquímica e bioinformática na Universidade Técnica de Braunschweig.
Os palestrantes brasileiros que participarão do evento são pesquisadores com destacada contribuição nas áreas de nutrição e metabolismo.