Professora Célia R. S. Garcia concorre a uma vaga na Câmara de Atividades Docentes (CAD)


A professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Célia Regina da Silva Garcia, teve sua inscrição à vaga na CAD, na área de Ciências Biológicas e da Saúde, deferida pela Secretaria Geral. Seu Currículo Lattes pode ser acessado em: lattes.cnpq.br/9999274930956418
Leia a carta da professora:
“Ao longo da minha carreira, e como professora titular da FCF-USP, construí uma visão de que a formação de recursos humanos é a nossa principal missão, pois esta engloba um projeto harmônico de ensino, pesquisa e extensão. Apresento-me como candidata à membro da CAD pois acredito na minha potencial contribuição para o aprimoramento do processo de avaliação dos colegas da USP e do desenvolvimento de seu projeto acadêmico, com o compromisso de diálogo constante com os docentes. O planejamento das atividades deste projeto, através de uma diversidade de ações, e em sintonia com os projetos acadêmicos do Departamento e da Unidade, constitui-se no alicerce de inserção do docente na missão da Universidade. Segue abaixo um breve resumo de meu CV:
É Professora Titular do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas – FCF. Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado (1987) e Doutorado (1990) em Biofísica pela UFRJ, com Doutorado sanduíche e estágios no Whitehead Institute, MIT (Boston, EUA), University of Pacific, (São Francisco, EUA), fez pós-doutorado no King´s College (Londres, Inglaterra) e Babraham Institute (Cambridge, Inglaterra) e no National Institute of Bioscience and Human Technology (Tsukuba, Japão). É Editora Associada da Current Research in Microbial Sciences e membro do corpo editorial das revistas: Molecular and Biochemical Parasitology, Methods X, Current Opinion in Microbiology, Current Topics in Medicinal Chemistry, Cellular and Molecular Life Sciences. Foi membro do Comitê Editorial do CNPq (2013-2018). É consultora de várias agências de fomento nacionais e internacionais. Coordenou o Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP “Sinalização celular na Interação patógeno-hospedeiro” (NUSCEP; 2012-2018). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia do Estado de São Paulo (ACIESP). E Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Sociedade Americana de Biologia Celular (ASCB) e assessora e colaboradora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (2019-). Membro da comissão de Graduação da FCF-USP (2019-). Orientou 8 estudantes de mestrado, 13 de Doutorado, 14 Pós-Doutores e 16 alunos de Iniciação Científica. Organizou uma Escola de Estudos Avançados da FAPESP (ESPCA) em 2018 na FCF-USP. Coordenou projetos da Fapesp e CNPq. É Pesquisadora 1A do CNPq.”