Aprovação do projeto PET-Saúde: Clima

A 13ª edição do PET-Saúde, sobre a temática “Clima” aprovou o projeto “Promoção de equidade em saúde frente às mudanças climáticas: vigilância, redes de cuidado e comunicação em saúde”, a ser coordenado pela Dra. Claudia Regina Graziano de Moraes e Abreu, resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Escola Municipal de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O projeto terá a duração de 24 meses a contar a partir de julho de 2026.
A proposta aprovada para o PET-Clima foi construída por uma comissão de docentes da USP e trabalhadores do SUS organizada a partir de um convite da Pró-Reitoria de Graduação para todos os docentes dos campi da capital e para a Escola Municipal de Saúde Regionais Oeste e Leste, em nome da Profa. Dra. Ligia Ferreira Gomes. As contribuições aproximaram a expertise de docentes dos cursos das Ciências da Saúde, das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e das Ciências Exatas e Tecnológicas e da Escola Municipal de Saúde. O projeto fortalece a integração entre ensino, serviço e comunidade para o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirma a integração dos campi da USP da capital com unidades de saúde das regiões Oeste e Leste, como em edições anteriores do PET-Saúde.
O PET-Saúde é uma política indutora do Ministério da Saúde, com reconhecido impacto na formação e no trabalho de profissionais de saúde em todo o Brasil, que tem sido consolidada através de editais que promovem a prática colaborativa interprofissional, a educação permanente e a integração ensino-serviço-comunidade.
A cada edição, o Ministério da Saúde estimula o debate de um tema desafiador e relevante para a formação profissional para o SUS e a reorientação de processos formativos em diálogo da sociedade com o Ministério da Educação e com as Secretarias de Saúde que recebem estágios de graduação e residências, visitas técnicas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ações conjuntas pactuadas no âmbito dos Contratos Organizativos para Ações Públicas Ensino-Saúde pela Universidade de São Paulo e pela Escola Municipal de Saúde consolidam a sustentabilidade dos avanços induzidos pelas diversas edições do Pet-Saúde e contribuem para a excelência da formação no SUS e para o SUS.
Os editais para seleção dos bolsistas para o projeto foram publicados nesta sexta-feira 26 de junho de 2026 e estarão recebendo as inscrições até o dia 2 de julho de 2026, conforme e-mail enviado a todos os estudantes e docentes dos campi da USP da cidade de São Paulo. Serão contratados 40 bolsistas estudantes de graduação, 10 tutores docentes e 10 preceptores trabalhadores do SUS para formarem os cinco grupos tutoriais previstos na proposta. Além dos grupos tutoriais, serão selecionados até 3 profissionais de saúde bolsistas para atuarem como orientadores de serviço, no SUS. Esta modalidade de atuação foi uma novidade da edição do PET Equidade que também estará no PET Clima. O projeto também prevê a participação de voluntários em todas as categorias.
Este é o primeiro edital do PET-Saúde que inclui a participação de docentes e estudantes dos cursos das Ciências Exatas e Tecnológicas. O Ministério da Saúde reconhece que a participação de profissionais e futuros profissionais em ações de promoção da equidade e enfrentamento ao impacto das mudanças climáticas na saúde da população exige a expertise de todas as áreas do conhecimento.

Acessar o conteúdo