Projeto de sustentabilidade da FCF ganha concurso da Superintendência de Gestão Ambiental da USP

O projeto “Sistema de Gestão Ambiental na FCF — USP: uma inovação no meio acadêmico” foi selecionado no concurso de fomento às iniciativas de gestão ambiental em busca de sustentabilidade, promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo. A seleção visa à mitigação e compensação da emissão de gases de efeito estufa nos campi da USP.

O principal objetivo do documento é a disponibilização de recursos para a Faculdade receber a certificação ISO 14001 (relacionada ao meio ambiente), buscada há dez anos. Todos os procedimentos e infraestrutura estão preparados, faltando, apenas, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Nos últimos anos, a instituição conseguiu recursos da FAPESP para adequar os prédios da Escola com a infraestrutura necessária e, por isso, após a volta das atividades presenciais, o Corpo de Bombeiros será acionado. Caso o planejamento obtenha sucesso, a FCF será a primeira instituição pública de ensino superior a ter respectiva certificação.

No projeto ao SGA, foram pedidos recursos para:

1. Treinamento de reciclagem para todos os docentes, funcionários e alunos e sobre a ISO 14001;

2. Contratação da certificação propriamente dita (empresa para audição e concessão da certificação ambiental);

3. Melhorias no laboratório de tratamento de resíduos. Para obter a ISO 14001, a Faculdade necessita estar agindo de modo ambientalmente correto em todas as suas atividades de geração de resíduos: químicos, biológicos, gases e efluentes.

A SGA desenvolve ações de conservação dos recursos naturais da Universidade, incentivando ações em busca de um ambiente saudável. Busca-se promover a segurança ambiental dentro dos campi, estimulando o uso racional de recursos; educar visando à sustentabilidade e construir, de forma participativa, uma universidade sustentável, transformando a USP em modelo para a sociedade.

Acesse o documento completo da FCF em: https://bit.ly/33cTjSE.