Prêmio Capes de Teses 2020 premia aluna da FCF
Samira Bernardino Ramos de Prado, sob orientação do professor João Paulo Fabi, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental, recebeu o Prêmio Capes de Teses 2020, que reconhece as melhores teses de doutorado de 2019. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou os resultados no dia 1º de outubro.
O reconhecimento foi dado na área de Ciência de Alimentos do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos da USP. A tese de Samaria — intitulada “Structural-Dependent Effects of Dietary Fibers in Colon Cancer: Focus on Dietary Fiber Naturally Changed by The Papaya Ripening” — está concorrendo, automaticamente, ao Grande Prêmio CAPES, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do prêmio anunciado no início do mês, agrupadas nas áreas de Ciências da Vida, Exatas e Humanidades.
Os avaliadores dos trabalhos analisam originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Os ganhadores irão receber uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de outros prêmios em dinheiro fornecidos por parceiros. A Comissão Fulbright concederá uma bolsa de pós-doutorado em uma universidade norte-americana, por quatro meses, no valor de US$ 16 mil para a tese que melhor evidenciar a relação Brasil-Estados Unidos.