Trabalho de doutorado inédito servirá como plataforma inovadora para a saúde animal e humana, com parceria já firmada com a Alivira Saúde Animal
Um avanço científico relevante vindo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP – FCF – está prestes a se transformar em inovação de impacto real para o mercado. Em sua pesquisa de doutorado, a farmacêutica Jéssica Fagionato Masiero desenvolveu uma nanoemulsão de óleo de borragem para aplicação oral, com potencial de revolucionar tratamentos adjuvantes da dermatite atópica e outros distúrbios cutâneos relacionados a deficiências de ácidos graxos essenciais.
O projeto, realizado em colaboração com pesquisadores de diversos departamentos da USP e da Universidade de Alberta (Canadá), empregou métodos de alta energia (homogeneização em alta pressão) e baixa energia (emulsificação D-fase) para desenvolver e otimizar a performance do óleo de borragem – reconhecido por sua alta concentração de ácido gama-linolênico, fundamental para a modulação da resposta inflamatória e manutenção da estrutura da pele.
O grande diferencial deste trabalho está na sua transposição imediata para o setor produtivo: a tecnologia desenvolvida já está em processo formal de transferência para a empresa Alivira Saúde Animal, que dará os próximos passos no desenvolvimento do produto para aplicação oral em animais. “Esse é um raro exemplo de pesquisa acadêmica que ultrapassa fronteiras do laboratório rapidamente e chega como solução concreta para o setor industrial”, comemora Jéssica Masiero.
De acordo com a orientadora, professora Nádia Araci Bou-Chacra, do Departamento de Farmácia (FBF) da FCF, a agilidade e o sucesso na transferência de tecnologia são resultado da combinação entre ciência de ponta e visão aplicada. “Desde o início, pensamos numa solução que fosse viável, estável, segura e realmente aplicável para a indústria farmacêutica veterinária, e agora vemos esse esforço se consolidando. ”
A nanoemulsão demonstrou excelentes resultados de estabilidade, segurança e potencial de biodisponibilidade oral em testes rigorosos – incluindo inovadores ensaios de toxicidade em larvas de Galleria mellonella. Essa inovação abre caminho tanto para uso em saúde animal quanto para possível futura aplicação em humanos, consolidando o protagonismo da USP em pesquisas com transferência efetiva de tecnologia.
Com a parceria industrial já assinada, a expectativa é que, em breve, a nanoemulsão de óleo de borragem desenvolvida na FCF-USP esteja disponível no mercado veterinário, podendo futuramente ampliar seu alcance para outros segmentos da saúde.
“A pesquisa científica só se completa plenamente quando se transforma em algo que chega à sociedade. Nosso intuito é que essa tecnologia chegue às mãos dos profissionais da saúde animal e beneficie a qualidade de vida dos pacientes”, finaliza Masiero.