FCF-USP INFORMATIVO – 25/06 a 02/07/2025

25.06 a 2.07.2025

DESTAQUES

Projeto da FCF selecionado em Chamada do Instituto Serrapilheira

unnamed (44)

O Instituto Serrapilheira divulgou o resultado da 8ª Chamada Pública de Apoio à Ciência, que tem como objetivo “financiar cientistas que buscam excelência em suas pesquisas, fazendo perguntas fundamentais, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação”.

O projeto “Quais são as bases moleculares da adaptação das cianobactérias aos fatores naturais e antropogênicos?”, da Profa. Camila Manoel Crnkovic, foi um dos 12 selecionados dentre as 285 propostas submetidas à Chamada. 

A FCF e a Comissão de Pesquisa e Inovação parabenizam a Profa. Camila Manoel Crnkovic pelo projeto inovador e pela importante conquista!

Colaboração Internacional FCF – Universidade do Chile

 

No período de 23 a 25 de julho de 2025, a Comissão de Relações Internacionais da FCF  receberá uma delegação do Departamento de Ciências e Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Universidade do Chile, com representação do Prof. Javier O. Morales.

No dia 23 de julho, o Prof. Javier apresentará portfólio da Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Universidade do Chile, com o objetivo de acelerar a cooperação com a FCF-USP, incluindo possível intercâmbio de estudantes. O encontro acontecerá no FoRC, no Prédio Semi-industrial – FCF, das 9h30 às 12h.

No mesmo período, o Prof. Javier estará disponível para reuniões personalizadas com docentes e pesquisadores interessados em colaborações com a Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Universidade do Chile. 

Mais informações: Comissão de Relações Internacionais –  crintfcf@usp.br 

ELEIÇÕES

CIPA Gestão 2025-2026

Inscrições: até as 17h do dia 25/06/2025, pelo link: https://bit.ly/4nmqWci 

Edital disponível em: https://info.fcf.usp.br/?p=11973 

Representantes Discentes de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Sistema Integrados em Alimentos – SIA

Inscrição: até 8/07/2025 

Informações: https://info.fcf.usp.br/?p=12124

Representante dos Servidores Técnico-Administrativos junto ao Núcleo de Direitos Humanos

Inscrição:  até 8/07/2025

Informações: https://info.fcf.usp.br/?p=12134 

EDITAIS

Mulheres na Pós-graduação

A Aucani, em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, anuncia a abertura do Edital Internacionalização com Inclusão – Mulheres na Pós-graduação – Cooperação Sul-Sul, para concessão de bolsas a estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) USP, para intercâmbio internacional com objetivo de articulação de temas relacionados à diversidade, equidade e inclusão no ensino superior.

Inscrições: Até  14/07/2025

Informações e link para inscrição:  https://bit.ly/469UaVl 

EVENTOS

Seminário Internacional da Comissão de Pesquisa

 
Nesta quinta-feira, 26 de junho, na FCF, Bloco 17. Participe!

Workshop: Cristalização & Formulações Farmacêuticas 

 

Destaques da programação:

Casos práticos com os sistemas Crystal16 e Crystalline;

Co-cristalização, polimorfismo, formula- ções parenterais;

Demonstração prática do equipamento Crystalline.

 

Data: 27 de junho, das 9h às 16h

Local: FCF, Bloco 13-A, Auditório Verde

 

 

Inscrição gratuita: 

https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-cristalizacao/2980560

 

Nos dias 07, 08, 10 e 11 de julho de 2025 ocorrerá o IX Curso de Acolhimento e Humanização em Saúde, evento gratuito que visa promover o contato entre estudantes e profissionais da área da saúde, com diversos temas voltados ao tratamento humanizado e cuidado com o paciente.

Local: Instituto de Ciências Biomédicas II (ICB-USP) – Bloco Didático 

Certificação: 16 horas complementares, por meio do sistema Apolo.

Cronograma e programação: pelo Instagram: @fas.usp

Outras informaçõescursodehumanizacao@gmail.com ou fas.fcfusp@gmail.com

Outros Eventos

V Programa de Inverno do PPGEn – “Ciência aberta e dados aplicados à pesquisa em saúde”, 1º e 2/07, das 19h às 21h30, online e gratuito, com certificado.

Inscrições: até 30/06, pelo link: https://bit.ly/3IcnDEb

Competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, 4/08 a 6/10, curso de difusão gratuito e remoto

Inscrições: até 15/07, pelo link: https://bit.ly/4eetFAe 

 

Exercício Cênico 80 Anos | GTP – 27 e 30/06, às 20h30, evento gratuito, no Laboratório Dramático Antonio Januzelli  – Biênio, Poli-USP

Mais informações: Instagram (@grupoteatropoli)!

INFORMES DA BIBLIOTECA

Treinamentos avançados do  Cortellis Drug Discovery Intelligence

 

Cortellis Drug Discovery Intelligence, disponível para a comunidade científica brasileira por meio do Portal de Periódicos da CAPES, oferece os seguintes webinários:

Reposicionamento de Fármacos – Dia 27/06 – às 11h

  • Encontre novos fármacos com potencial de uso terapêutico por similaridade estrutural.

  • Use o Target Heatmap para seleção de novos alvos farmacológicos.

  • Encontre relações entre ligantes e alvos com os Pathway Maps.

Registre-se:  https://bit.ly/4eiPO0q 

 

Webinar Cortellis Drug Discovery Intelligence : Novidades na ferramenta

Dia  04/07 – às 11h – Registre-se: https://bit.ly/4lpgEX5 

Dia 10/07 – às 11h – Registre-se :  https://bit.ly/4kWKTEY

Coleção de Revistas da Karger está disponível para a USP

O acesso aos textos completos dos periódicos da Karger deve ser realizado por meio de computador com endereço de IP autorizado USP ou por acesso remoto VPN.

Link: https://www.abcd.usp.br/informa/colecao-de-revistas-karger-usp/

“Ensinando físico-química na prática: experimentos de graduação”

E-book acaba de ser publicado e está disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

Saiba mais: https://bit.ly/4nnx8Ro 

CONCURSOS DOCENTES

Professor Titular

Concurso de Professor Titular, de caráter supra departamental, na área de Ciências Farmacêuticas.

Inscrição até o dia 15/08/2025

Edital https://bit.ly/43ZtxQu 

Inscrições: https://bit.ly/4kDvR6J 

Professor Doutor

Concurso de Professor Doutor junto ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas – FBC, na área de Doenças Infecciosas, eixo “Doenças Infecciosas com foco na Bacteriologia Clínica e na Biossegurança”

Inscrição até às 15 horas do dia 19/08/2025

Edital disponível emhttps://bit.ly/3SLsWgb 

Inscrições pelo linkhttps://bit.ly/43Z4gG3 

Professor Doutor

Concurso de Professor Doutor junto ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas – FBC

Inscrições: até às 16 horas do dia 15/09/2025.

Edital disponível emhttps://info.fcf.usp.br/?p=12176 

Inscrições pelo linkhttps://bit.ly/43Z4gG3 

CLIPPING

Oropouche: identificado caminho da produção de anticorpos contra vírus que infecta sistema nervoso

“Experimentos em animais revelaram ação de proteína que regula geração de anticorpos; grupo de células age logo após infecção, evitando disseminação do vírus pelo corpo”, conforme pesquisa desenvolvida na FCF-USP em parceria com a UNICAMP.

Entrevista do Prof. Eduardo Lani Volpe da Silveira, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental – FBA, ao Jornal da USP:  https://bit.ly/4lkIfsb 

Acessar o conteúdo