FCF-USP INFORMATIVO DA SEMANA – 8 a 14/01/2025

8 a 14.01.2025

  Um novo ano se inicia… Logo chegarão nossos novos alunos,  novos colaboradores, novos projetos, novos ensinamentos, novos aprendizados… Muita coisa a fazer! 

Cada um de nós pode ajudar a fazer um ano melhor, construir um mundo melhor,  para todos, a cada dia, em cada pensamento, a cada ação. Então, bom trabalho, bons estudos, pesquisas, parcerias… !

DESTAQUES

Concursos para Professor Titular

A FCF/USP está com inscrições abertas para dois Concursos de Professor Titular, de caráter supradepartamental, na área de Ciências Farmacêuticas:

Concurso do Edital 065/2024 = inscrições até às 15 horas de 16.05.2025

Concurso do Edital 066/2024 = inscrições até às 15 horas de 16.06.2025

Mais informações no site da FCF: 

Edital 065: https://info.fcf.usp.br/?p=10306

Edital 066: https://info.fcf.usp.br/?p=10697 

Concursos para Professor Doutor

Seguem  abertas as inscrições para dois Concursos para Professor Doutor junto ao Departamento de Tecnologia Bioquímico-farmacêutica, nas seguintes áreas: 

 

1- Insumos Farmacêuticos, com ênfase em Planejamento de Fármacos, Química Farmacêutica e Química Orgânica

Para essa área, as inscrições vão até às 15 horas do dia 15.01.2025.

Edital 062/2024: https://info.fcf.usp.br/?p=9705

 

2- Tecnologia, com ênfase em Alimentos, Física Industrial e Garantia da Qualidade

Para essa área, as inscrições vão até às 15 horas do dia 15.02.2025.

Edital 063/2024https://info.fcf.usp.br/?p=10318

Ginástica Laboral

O programa de Ginástica Laboral na FCF, desenvolvido com o apoio obtido no Edital de Bem-Estar da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, já retomou a atividade em 2025. 

Então, aproveite e venha participar! É uma atividade gratuita, aberta a toda a Comunidade – servidores, docentes, alunos, colaboradores, e ocorre toda terça-feira, às 9h30, no intervalo entre os blocos 13 e 13A.

EDITAIS

Edital PRIP – Bem-estar e Pertencimento

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento divulgou nova chamada do edital que visa a valorizar os servidores técnico-administrativos da USP, estimulando a realização de atividades relacionadas ao bem-estar funcional e qualificando a convivência e as relações interpessoais em ambiente de trabalho. 

Envio de propostas:  até o dia 24 de janeiro de 2025, para a Comissão de Inclusão e Pertencimento, pelo e-mail: cipfcf@usp.br 

Edital no link: https://prip.usp.br/bem-estar-e-pertencimento-servidores/

Chamada de Propostas para a Melhoria da Infraestrutura de  Biotérios de Pequenos Animais e da Biossegurança de estruturas de pesquisa do Estado de São Paulo

A FAPESP abre chamada para aplicação de até R$ 200 milhões para apoiar a aquisição de equipamentos e a realização de reformas para adequação de biotérios, laboratórios e casas de vegetação aos novos equipamentos, assim como na infraestrutura para pesquisa em biossegurança e a melhoria da qualidade dos animais produzidos e fornecidos.

As propostas, que poderão ter vigência de até 36 meses, devem ser submetidas exclusivamente por meio do SAGe até 30 de abril de 2025.

A chamada selecionará projetos de pesquisa em cinco faixas de propostas:

Faixa A – Infraestrutura de Biotérios

Faixa B – Biossegurança das instalações de Biotérios de Utilização

Faixa C – Adequação aos princípios dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)

Faixa D – Reprodução Assistida para Biotérios de Produção

Faixa E – Biossegurança para laboratórios e casas de vegetação

A chamada está disponível em https://fapesp.br/17311 

Chamada do BJLAS para submissão de Artigos e Resenhas – 2025

A revista interdisciplinar Brazilian Journal of Latin American Studies, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo, disponível em versão eletrônica (ISSN 1676-6288), torna pública a chamada para submissão de novos artigos e resenhas que deverão compor os números 51 e 52 da revista a serem publicados até dezembro de 2025.

Confira o edital: https://drive.google.com/file/d/1KyOeUO6kVnt4ESDm59eqezAfJERmEzhi/view 

Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2025.

OPORTUNIDADES

Cursinho Popular Clarice Lispector

Processo Seletivo 2025 – Educadoras, plantonistas e corretoras de redação

Vagas nas turmas matutina (segunda a sexta-feira) e integral (sábado). As aulas ocorrem na Cidade Universitária.

 

Disciplinas:
Turma da semana – educadoras:
Biologia (2), Literatura (1), Gramática (1), Atualidade (1), Geografia (2), Física (2), Matemática (2), História Geral (1), Filosofia (1), Sociologia (1)
Turma de Sábado – educadoras:
Literatura (1), Gramática (1), Redação (1), Geografia (2), Física (2), Matemática (2), Biologia (1), Filosofia (1), Sociologia (1)
Plantonistas:
Literatura – semana (1) , Gramática – semana (1), Redação – semana (1), Gramática – sábado (1), Redação – sábado (1), Geografia – sábado (1), Química – semana (1) Química – sábado (1), Física – semana (1), Física – sábado (1), Matemática – semana (1), Matemática – sábado (1)

+ 4 vagas de corretoras de redação

Inscrição pelo formulário: https://forms.gle/bTi7a3hn8ZXqKhnEA
Manual da Candidata – Educadoras 2025: https://bit.ly/4iDf3MB

Voluntariado para Cursinho Popular Hypatia de Exatas

O Cursinho Popular Hypatia, com foco em Exatas, da FFLCH de Ribeirão Preto USP, abre edital para processo seletivo para vagas de professores e membros para o primeiro semestre de 2025.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2025, utilizando o formulário: https://forms.gle/mokiEJvkPeejGxw46

Programa de Bolsas do Instituto Semear – 2025

O processo seletivo para bolsas do Instituto Semear está com inscrições abertas. Link de pré-inscrição: bit.ly/PSEL2025 

Mais informações: https://www.isemear.org.br/trilha-da-autolideranca/

CLIPPING

Biotecnologia, o futuro da vida como produto

“Inovação e excelência se unem para moldar os próximos passos deste mercado, que promete mudar paradigmas”, segundo matéria do blog ItForum, com participação do Prof. Adalberto Pessoa Junior. https://bit.ly/3PrkAsb

Bolo contaminado com arsënio

Matéria da Folha de São Paulo, com participação da Profa. Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, do FBA. https://bit.ly/422feLH 

Afinal, pode ou não lavar o frango antes de cozinhar

Apesar de ser comum em algumas culturas, a prática pode representar riscos à saúde, conforme matéria do UOL, com participação do Prof. Uelinton Manoel Pinto. https://bit.ly/3BNgQ1e 

Droga que pode ter matado presos em Salvador já teve ‘venda proibida’ pelo PCC

Substância responsável pelo ‘Efeito Zumbi’ está na mira das autoridades desde o ano passado, conforme matéria do Portal A Tarde, com participação do Prof. Maurício Yonamine. https://bit.ly/3C0isVg 

USP parabeniza o jornal “O Estado de S. Paulo” pelos seus 150 anos de criação

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior falou sobre a importância do jornal, que comemora 150 anos em 2025, para a criação da Universidade, e matéria cita as “grandes e prestigiosas escolas de nível superior preexistentes em São Paulo” reunidas para a criação da USP, dentre elas a Faculdade de Farmácia e Odontologia. 

https://bit.ly/406kNpQ 

Pular para o conteúdo