NESTA PÁGINA É POSSÍVEL ENCONTRAR ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE AULAS REMOTAS
Orientação da Comissão de Graduação sobre Aulas Remotas
Considerando que, possivelmente algumas aulas/disciplinas do segundo semestre ainda poderão ser ministradas como regime remoto temporário, e que alguns docentes ainda não tiveram contato com as ferramentas de interação remoto com os alunos, o Grupo de Aperfeiçoamento Pedagógico, a Comissão de Coordenação de Curso e a Comissão de Graduação, vem divulgar algumas oportunidades para o primeiro contato com a plataforma Moodle e outros tutoriais que poderão auxiliá-los no planejamento das aulas/disciplinas.
1. Aos docentes, serão ministradas oficinas para capacitação do Moodle (iniciante e intermediário). Não é necessário inscrição, somente acessar o Link informado no anexo.
A oficina será ministrada pelo Prof. Ewout ter Haar (instituto de Física-USP).
Dias: 16 e 19 de junho, 14h
Acesse: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=76069§ion=0
2. Segue links da PRG para Tutoriais que abordam o tema “avaliações pelo Moodle E-disciplina e outras ferramentas para a produção de vídeos-aulas e interação com estudantes”.
Ferramentas para o oferecimento de aulas/atividades didáticas utilizando tecnologias de informação e/ou comunicação
a) Publicando vídeos no E-aulas:
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=8730
b) Transmitindo Aulas pelo Google Meeting:
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9186
c) Criação e Publicação de Vídeos:
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9175
d) Ferramentas para transmissão ao vivo:
– Conferência Web – https://conferenciaweb.rnp.br/
– Google Meet– http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9186
e) Criar questionários/provas no Moodle E-disciplinas: primeiros passos para criarem atividades nesta plataforma.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12180
f) Criar o efeito de zoom-n-pan nos seus vídeos: efeito de aproximação para mostrar algum detalhe e depois voltar para a visão panorâmica.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12183
g) Alternando a posição da sua webcam ao longo da videoaula:
Como alternar a posição da sua webcam, caso ela esteja cobrindo algum texto ou imagem na sua apresentação de powerpoint.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12184
h) Ferramenta Padlet – Criando um mural interativo:
Imagine um mural, em que você e seus alunos podem postar fotos, arquivos (PDFs, audio) mapas, vídeos, desenhos entre outros, e todos os participantes podem comentar.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9263
i) Outras ferramentas:
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail prg.online@usp.br equipe PRG on-line, formada pelos Profs. Regina Melo Silveira (EP), Fábio Gregori (FMVZ0 e Ewout ter Haar (IF)
Divulgação: PRG; GAP/CG e CoC-FCF
Atenciosamente,
Profa. Dra. Neuza Mariko Aymotto Hassimotto
Coordenadora do GAP
Prof. Dr. Roberto Parise Filho
Coordenador da COC
Profa. Dra. Tania Marcourakis
Presidente da CG
EBOOK – 20 Ferramentas Digitais para Educação Online
A Comissão de Graduação, a Comissão de Coordenação de Curso e o Grupo de Apoio Pedagógico da FCF, vem divulgar o EBOOK – 20 Ferramentas Digitais para Educação Online, de autoria de THAÍS B. O. FRAGELLI (Fisioterapeuta, Especialista em Neuroaprendizagem, Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília)
O referido ebook é um ótimo tutorial com indicações de ferramentas digitais que poderão auxiliar nossos docentes no enfrentamento dessa nova realidade de aulas remotas.
Para cada ferramenta, há também um link para que seja acessadas informações mais detalhadas.
PROFESSORAS E PROFESSORES
Lanço aqui meu convite para olharem este material que foi elaborado com cuidado para lhes auxiliar no desafio de implementar novas formas de aprender e ensinar.
Selecionei algumas ferramentas gratuitas ou que tenham opções não pagas que sejam interessantes para dinamizar suas aulas. Sim, existem várias outras ! E surgirão muitas mais ! O objetivo é ajudar e contribuir um pouco com suas atividades ! As ferramentas foram classificadas de acordo com o objetivo que se queira atingir mas, pode ser que algumas contemplem mais de um objetivo. Nada impede que sua criatividade extrapole o que foi colocado aqui. Use este e-book sem moderação, compartilhe com seus colegas e sucesso em sua aula!
Com carinho,
Thaís B. O. Fragelli.
Junho, 2020
Acesse o e-book aqui.
Tutoriais e manuais para atividades virtuais de ensino
A lista* abaixo visa ao auxílio para o corpo docente elaborar materiais didáticos on-line, conforme a implementação da EAD em decorrência do coronavírus. Seguem os tutoriais da PRG, STI, CG/FORP e STI/FORP:
- (https://www.prg.usp.br/atividades-didaticas-de-graduacao-on-line-como-elaborar/);
- Tutorial PRG: “Criando vídeo aulas com webcam e powerpoint” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9175);
- Tutorial PRG: “Transmitindo aulas pelo Google Meet” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9186);
- Tutorial PRG: “Publicando vídeos no E-aulas” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=8730);
- Tutorial STI/FORP: “Como produzir materiais didáticos capturando a apresentação do PowerPoint” (https://www.forp.usp.br/?p=6334);
- Tutorial STI/FORP: “Como elaborar e compartilhar materiais didáticos utilizando Google Meet” (https://www.forp.usp.br/?p=6332);
- Tutorial CG/FORP: “Como importar e-mails dos alunos matriculados em disciplinas” (https://drive.google.com/file/d/1HmhIy1i6ncCRnRlfdaQpsqUe90qqBfBT/view?ts=5e7514bf);
- Manuais e Tutoriais: “Aplicativos para Videoaula e Videoconferência” (http://videoaula.usp.br/);
- Manuais e Tutoriais: “Ambientes virtuais na Plataforma Moodle” (https://docs.atp.usp.br/);
- Manual “Teletrabalho e a pandemia da COVID-19” (https://www.prg.usp.br/um-guia-para-organizacoes-e-profissionais-por-labpot-usp-rp/);
- Material CeTIRP: “Apoio para utilização de ferramentas Google e comentários da comunidade de TI da USP sobre recursos de conferência web e ferramentas EaD” (https://cetirp.sti.usp.br/recursos-on-line/);
- Folder CG/FORP: “Orientações da Comissão de Graduação em relação às atividades didáticas à distância” (Folder CG);
- Tutorial CG/FORP: “Organização de Ambiente Virtual no e-Disciplinas” (https://drive.google.com/open?id=1o6FEKsE9tQvXqTyBG4foXjmD3w5CEMK9);
- Tutorial CG/FORP: “Como gravar aulas, reduzir tamanho do arquivo e gerar link compartilhável” (https://drive.google.com/open?id=1xNbDHLHafUyOhNNSiipN-NzB-W4xy0uu);
- Orientações STI/FORP: “Como obter Relatórios de participação no Google Meet” (Orientações STI);
- Tutorial PRG: “Criar questionários/provas no Moodle E-disciplinas” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12180);
- Tutorial PRG: “Criar o efeito de zoom-n-pan nos seus vídeos” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12183);
- Tutorial PRG: “Alternando a posição da sua webcam ao longo da videoaula” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12184);
- Tutorial PRG: “Ferramenta Padlet – Criando um mural interativo” (http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9263);
- E-Book “COVID-19: dicas e cuidados para enfrentar a pandemia” (https://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/e-book-covid-19.pdf);
- Tutorial CG/FORP: “Controle de Frequência no e-Disciplinas” (https://drive.google.com/file/d/1XBHPrAE3ZhgrnrQ88vVq9Tb6Iio4WcCQ/view);
- Tutorial CG/FORP: “Como criar avaliações on-line no e-Disciplinas” (https://drive.google.com/file/d/1ynmlw2DdbxXvtkXM1xMKXDfb5ZmOD0vD/view);
- Tutorial STI/FORP: “Utilização dos principais recursos do software Active Presenter” (http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=41671);
Para aqueles que estão iniciando suas atividades no e-Disciplinas, a sugestão da CG/FORP é acompanhar a seguinte sequência de vídeos:
1 – Tutorial CG/FORP: “Organização de Ambiente Virtual no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/open?id=1o6FEKsE9tQvXqTyBG4foXjmD3w5CEMK9);
2 – Tutorial CG/FORP: “Controle de Frequência no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/file/d/1XBHPrAE3ZhgrnrQ88vVq9Tb6Iio4WcCQ/view);
3 – Tutorial CG/FORP: “Como gravar aulas, reduzir tamanho do arquivo e gerar link compartilhável”
(https://drive.google.com/open?id=1xNbDHLHafUyOhNNSiipN-NzB-W4xy0uu); e
4 – Tutorial CG/FORP: “Como criar avaliações on-line no e-Disciplinas”
(https://drive.google.com/file/d/1ynmlw2DdbxXvtkXM1xMKXDfb5ZmOD0vD/view).
*Material coletado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP), disponível completo em: bit.ly/2Vzq8W2