Carreira de Farmácia

Está entre as 15 carreiras mais procuradas pelo mercado de trabalho!

Profissão 

O Farmacêutico é um profissional de saúde que possui uma formação centrada no trabalho com  medicamentos, alimentos, cosméticos e assistência na promoção da saúde para o indivíduo e a  comunidade.

 

Áreas de atuação 

O Farmacêutico conta com mais de setenta áreas de atuação, pois possui uma formação muito  ampla, podendo trabalhar em diversos setores do mercado. Ele pode atuar em análises clínicas e  toxicologia, farmácias hospitalares e comuns; vigilância e gestão da saúde pública; nas indústrias farmacêuticas, de alimentos e cosméticos; entre outros. 

Graduação na USP 

Na USP o curso de farmácia, que é o melhor da América Latina, pode ser cursado durante o  período integral ou noturno. Esse curso possui cerca de 150 vagas para ingresso anualmente e  tem duração de 10 semestres (5 anos). A grade curricular é composta por disciplinas das áreas  da Saúde, Biológicas, Química e muitas outras. O curso é centrado em três eixos de formação:  assistência em saúde, indústria e gestão em saúde. 

Como entrar na USP 

Atualmente a USP conta com quatro formas de ingresso: 

  1. FUVEST: inscrições até 1° de outubro 

Prova anual dividida em duas fases, com 120 vagas disponíveis que se dividem em três  modalidades: Ampla concorrência (AC); para alunos que fizeram o ensino médio em escolas  públicas (EP) e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio em  escolas públicas (PPI). 

Fuvest 2022:  

1° fase: 12 de dezembro 

2° fase: 16 e 17 de janeiro de 2022

  1. SISU: início em 24 de janeiro de 2022 

Sistema do governo que utiliza as notas do ENEM. Pelo cadastro no site é possível se inscrever  em até três cursos. O curso de Farmácia conta com 30 vagas para essa modalidade para 2022, mas apenas nas classes EP e PPI. 

  1. Transferência interna: geralmente ocorre entre novembro e dezembro de cada ano

Para quem já é aluno da USP e quer mudar de curso e caso haja vagas remanescentes no curso.  Para se inscrever: mandar no e-mail svgradfcf@usp.br com documentos no período de abertura de  vagas. Para mais detalhes acesse: https://info.fcf.usp.br/2020/ 

  1. Transferência externa: geralmente a primeira fase ocorre em abril e a segunda em  outubro 

Para quem já é aluno de uma universidade e quer mudar para a USP. Para isso basta se  inscrever no site da FUVEST e pagar uma taxa de R$185,00. A seleção é feita por uma prova de  primeira fase com 80 questões e uma prova de segunda fase definida pela unidade que oferece o  curso.

English EN Portuguese PT Spanish ES