Cuidados com a Saúde Mental: saiba com quem falar

Cada vez mais, a saúde mental tem se mostrado um tema que precisa ser discutido. Os cuidados com o próprio estado psicológico e com o daqueles a sua volta devem ser prioritários, e, sabendo disso, diversos canais de valorização à vida foram criados para que, aqueles que se sentirem fragilizados, possam buscar ajuda. 


Caso sinta a necessidade, não hesite em se utilizar desses meios, eles podem salvar vidas:


Instituto de Psicolgia da USP – O IP-USP oferece vários tipos de serviços em atendimento psicológico, inclusive on-line no período de distanciamento social, para toda comunidade USP (alunos, funcionários e docentes). Para maiores informações, acesse diretamente o site https://www.ip.usp.br/ .


Escritório de Saúde Mental da USP: O ESM é um projeto de acolhimento vinculado à Pró-Reitoria de Graduação voltado para os alunos da Universidade. Com total sigilo, será possível conversar em até três sessões sobre questões que estejam te afligindo. Esse não é um serviço emergencial, mas sim preventivo, as instruções para participar estão no site https://sites.usp.br/esm/acolhimento-online-via-google-meet/


App COMVC: O aplicativo COMVC ajuda na difusão de informações sobre saúde mental e seus cuidados. Com ele, é possível se entender melhor com gráficos informativos e monitoramento das suas emoções. O acesso é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos.


CVV: “ O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.” É possível conversar via chat ou e-mail pelo site https://www.cvv.org.br ou pelo telefone gratuitamente discando 188.


Sempre que precisar, busque o Grupo de Saúde Mental da FCF, criado para apoiar a toda a nossa comunidade. 

Contato: saudementalfcf@usp.br

English EN Portuguese PT Spanish ES