IPUSP oferece aos discentes da Universidade grupo online para lidar com dificuldades psicológicas

O GRAPUSP (Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo) trabalha com a temática dos vínculos no espaço universitário desde maio de 2019. Trata-se de um grupo que oferece encontros semanais, conduzidos por psicólogos e estudantes de Psicologia. Aberto e gratuito para os estudantes de todos os cursos, da graduação e da pós graduação da USP — mediante inscrição prévia —, segue operando online durante a pandemia.


O grupo é recomendado para as pessoas que queiram entender e encontrar possibilidades psicológicas e afetivas de se estar na USP. Sua proposta é cultivar relações saudáveis e troca de experiências no ambiente universitário, de modo a encontrar vivências comuns e fortalecer o sentido de uma comunidade dentro da USP, que pode parecer um lugar hostil em muitos momentos.


Entretanto, é importante marcar que a participação no GRAPUSP  não se confunde com uma psicoterapia. É uma proposta socioeducativa, com conversas de fala livre ou mediadas por fotos, para que se possa experimentar outras formas de estar junto e pensar sobre a experiência na universidade.


A permanência na Universidade vem sendo um tema cada vez mais importante, devido, principalmente, à ampliação de cotas. No atual contexto de pandemia, a problemática da permanência se transfigurou, mas ainda existe. Um dos principais debates do grupo, inclusive, é a relação com aulas online.


O GRAPUSP ainda diz: “Entendemos que a qualidade dos vínculos tem um papel muito importante na permanência universitária, sendo determinante do bem estar e da saúde mental dos estudantes. O ambiente acadêmico é atravessado, muitas vezes, por formas de competição e de exercício da hierarquia que oprimem e separam, desfazendo e impossibilitando laços pessoais. Além das condições financeiras, materiais, de moradia e estudo, pertencer, sentir-se pertencendo e as formas como isso se dá, são fundamentais para a sustentação da vida universitária. 


O trabalho do GRAPUSP continua sendo realizado nesse momento de quarentena, por entender que é um suporte importante às pessoas com dificuldades de se manter em seus cursos, por quaisquer motivos. Dada a situação de isolamento que nos é imposta, os encontros estão acontecendo virtualmente. Dessa forma, se organizam atualmente em dois grupos: o grupo de sexta feira das 13h às 14h30,  com retorno presencial no IPUSP previsto para quando for possível, e o grupo de segunda feira das 17h30 às 19h,  que   se manterá de maneira remota como estratégia de viabilizar a participação dos estudantes que não podem ou que têm dificuldade de comparecer presencialmente”.


A inscrição pode ser feita preenchendo o formulário de acesso em: https://forms.gle/iEUocMaq8aefXNVG8 ou entrando em contato pelo e-mail: grapusp@usp.br.

English EN Portuguese PT Spanish ES